A História da Sociedade Das Artes

A Sociedade Das Artes (empresa com DNA USP) foi fundada em 2015, inicialmente com sede em São Paulo /SP (Alameda Santos, 211 – cj 1412) e, atualmente,  em definitivo, na estância turística hidromineral de Serra Negra / SP (Rua São Vicente de Paula, 120), atuando majoritariamente com atividades artísticas, culturais e educacionais, conforme consolida a mais recente atualização de seu Contrato Social:

CLÁUSULA  SEGUNDA  –  A sociedade terá  sede na Rua São Vicente de Paula, 120 – Bairro: Sol Nascente, Cidade de Serra Negra, no Estado  de São Paulo, CEP 13930-000, podendo por deliberação dos sócios de capital, constituir filiais, escritórios e representações, em qualquer localidade do País ou exterior.

CLÁUSULA TERCEIRA – O objeto social da sociedade é a prestação de serviços  e  de  desenvolvimento  de  produtos  voltados  à  Qualidade  de  Vida, Arte e Cultura, incluindo a terapia holística, cineclube, ponto cultural, elaboração de normas voluntárias, estudos, orientações, pareceres, cursos, certificações, credenciamentos, eventos, assessoria técnica, serviços gráficos, de editora, de informática, de audiovisual, de fotografia, de filmagem, de locação de equipamento, de salas e de imóveis para eventos, bem como atuar como órgão judicante extrajudicial de arbitragem privada.

Como sociedade simples e pura, seu quadro societário é composto pelo casal Henrique Vieira Filho e Fabiana de Matos Vieira, ambos com larga experiência em organização de eventos, artes, educação e empreendedorismo. Devido à singularidade como empresa familiar, a atuação da pessoa jurídica está intrinsecamente associada às pessoas físicas de seus dirigentes e seu contínuo envolvimento com as causas sociais.

No campo das artes, a Sociedade Das Artes organizou e participou de cerca de 80 exposições e mostras culturais nas cidades culturalmente mais atuantes do mundo (Londres, Paris, Nova York, Miami, Roma, Barcelona, Tóquio, Porto, São Paulo, Rio de Janeiro, dentre muitas outras).

Contrariamente ao formato de trabalho das chamadas “galerias de aluguel”, que cobram para realizar vernissages, exposições e divulgação, a Sociedade Das Artes tem por princípio nada cobrar de seus artistas, fazendo questão de criar oportunidades para talentos que não tem condições econômicas de bancar a contratação dos serviços das casas de arte convencionais.

Seguindo a ideologia acima, a Sociedade Das Artes organizou diversas mostras e exposições, sempre com entrada gratuita, tendo por filosofia a miscigenação e transversalidade de técnicas artísticas e o formato Slow Art (movimento do qual esta empresa é a representante oficial no Brasil) de interação entre público e artistas. Dentro desta proposta, as edições anuais do Re Arte, Slow Art e SereiArte são as de maior repercussão de público e crítica.

O setor da qualidade de vida e bem-estar, em especial, a Terapia Holística, também é área de atuação para a Sociedade Das Artes, planejando, organizando e executando, inclusive com cobertura fotográfica, filmagem e assessoria de imprensa, oito edições do Holística, congresso profissional anual especializado promovido pelo SINTE – Sindicato dos Terapeutas e CRT – Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística.

Paralelamente aos congressos, a Sociedade Das Artes desenvolve cursos livres EAD – Ensino À Distância, edição, publicação e comercialização de livros sobre técnicas terapêuticas, além de editar e manter os periódicos acadêmicos Revista Terapia Holística e Holística – Anais Do Congresso

Em suas atividades econômicas, a  Sociedade Das Artes atua também como galeria de arte, comercializando obras de seus artistas convidados e pela expedição de Certificados e Selos de Autenticidade de Artes e Laudos Periciais Sobre Obras de Artes, atuando também como editora e gráfica on-demand de livros e revistas, impressas e virtuais e desenvolvimento e hospedagem de sites de internet para artistas e profissionais da saúde.

A Sociedade Das Artes também administra dezenas de sites e redes sociais, somando milhares de seguidores e cerca de um milhão de visualizações.

Por meio de seu departamento denominado Livroteca, comercializa livros de arte e de terapia, além de serviços gráficos e de desenvolvimento visual (logotipos, marcas, timbres e produtos correlacionados) para estes segmentos.

No campo educacional, o setor denominado CEATH – Comunidade de Estudos Avançados em Terapia Holística realiza cursos livres presenciais e à distância, além de workshops, palestras e congressos.

Com o início da pandemia, por questões de saúde e de qualidade de vida de seus integrantes e colaboradores, a Sociedade Das Artes mudou-se em definitivo para a estância turística de Serra Negra / SP, focando suas atividades na região do Circuito das Águas Paulista (Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro), com dedicação majoritária ao seu “Ponto de Cultura Sociedade Das Artes” – registro SNIIC:SP-21915https://mapas.cultura.gov.br/espaco/21915/.

O braço filantrópico, cultural e ativista da Sociedade Das Artes é divulgado como Artivismo, contando com periódico acadêmico/científico registrado, mantido e hospedado graciosamente pela empresa e aberto à publicação de artigos, teses e dissertações, com direito a registro DOI –  Digital Object Identifier (o mesmo sistema utilizado pelas grandes universidades), totalmente sem custos para os participantes.

Com a mudança da sede da Sociedade Das Artes para o interior de SP, seus dirigentes tomaram ciência maior do semi–abandono das atividades culturais desta região, deparando, até mesmo com a inexistência de Secretarias Municipais de Cultura em várias cidades.

O compromisso e dedicação às causas filantrópicas e culturais ampliou ainda mais, a tal ponto que os diretores da Sociedade Das Artes investiram seus recursos pessoais para aquisição de terreno e construção imobiliária da Primeira Residência Artística do Circuito das Águas Paulista (em etapa construtiva final) para amparar técnica, comunicativa e logisticamente os artistas interioranos, como também para provar aos órgãos públicos locais a viabilidade do Turismo Cultural como alternativa de renda extra às comunidades carentes.

Sociedade Das Artes até o momento, valeu-se apenas de seus próprios recursos econômicos (inclusive, oriundos do patrimônio pessoal de seus diretores) para a execução das atividades culturais sem fins lucrativos.

Em 2024, para suprir as necessidades econômicas à continuidade e ampliação de seu polo ativista, a Sociedade Das Artes abriu-se à opção de concorrer em editais públicos e privados e, desta forma, angariar novos recursos para as atividades do “Ponto de Cultura Sociedade Das Artes” (SNIIC:SP-21915) e à inauguração da Primeira Residência Artística do Circuito das Águas Paulista.

Visita Virtual À Primeira Residência Artística do Circuito das Águas Paulista – YouTube

Serviços de  Assessoria de Imprensa e Comunicação

Revistas – Periódicos acadêmicos editados e mantidos pela Sociedade Das Artes

Editoração, publicação, gráfica on demand e distribuição de livros pela Sociedade Das Artes

Gráfica artística – Impressões Fine Art

1. “Print” de obra de arte (tela original ao fundo.2. Gravura com Certificado de Autenticidade, numeração e assinatura do artista.1.  Fotografia fine art tamanho A3. 2. Fotografia, com Certificado de Autenticidade, numeração e assinatura do artista, classificada como arte colecionável.

Elaboração de Laudos Periciais para obras de Arte

Certificado de Autenticidade mediante Laudo Pericial Certificado e Selo de Autenticidade

Certificados de Autenticidade Para Obras de Arte

Certificado de Autenticidade
Via Física
Certificado de Autenticidade
Via Digital
Selo de Autenticidade

Sociedade Das Artes: Eventos Artísticos Pelo Mundo

MITC 2023 – Mostra Internacional Totem das Cores / International Totem of Colors – Museu Municipal de Socorro “Dr. João Baptista Gomes Ferraz” – setembro de 2023 – Socorro – SP – Brasil

https://youtube.com/shorts/R5wMO3w9voghttps://youtu.be/UkBaddCOrmU
Title: Cittaslow Goddess
Artist: Henrique Vieira Filho
Acrylic on canvas
Size: 120 x 80 cm – 47,25 x 31,5 inches
Year: 2022
Title: Salvador Dali Visits The CittaslowArtist: Henrique Vieira FilhoAcrylic on canvas
Size: 60 x 80 cm – 23,6 x 35 inches

Artem Erga Omnes (Arte Para Todos)

Agosto de 2023 – Salão do Fórum – Serra Negra – SP – Brasil

O Julgamento de Ades – YouTubeArte Medusa – Artista Henrique Vieira Filho – YouTube
Cristo Redentor – YouTubeA Compadecida – YouTube
Osíris e o julgamento das almas – YouTubehttps://photos.app.goo.gl/tdj8iMjUyHbxtZcu8Álbum de Fotos

Direito À Arte

Junho de 2023 – Salão do Fórum – Serra Negra – SP – Brasil

Exposição Direito A Arte – Artista Henrique Vieira Filho – YouTubehttps://photos.app.goo.gl/fbC6gV5rEJCLoP3E7Álbum de Fotos

Asas Do Desejo

Julho de 2023 – Beco Das Artes –  Serra Negra – SP – Brasil

Asas Dos Desejos – 2023 – Artista Henrique Vieira Filho – YouTubehttps://photos.app.goo.gl/WMJeHEUf45sydP6K6Álbum de Fotos

Slow Art Day Brazil 2023

Abril de 2023 – Sociedade Das Artes – Serra Negra – SP – Brasil

Slow Art 2023 – Goddess Ostara e Yara – Mother Of The Waters – YouTubeSlow Art Day – Véspera – Henrique Vieira Filho – YouTube

Convite Slow Art Story 2023 #Shorts – YouTube

CittaSlow Art

Setembro de 2022 – Parque Da Cidade ” João Orlandi Pagliusi” – Socorro – SP – Brasil

Exposição CittaSlow – YouTubehttps://photos.app.goo.gl/Vxw2HmpgB179f94ZAÁlbum de Fotos

Asas Na Arte 2022

Julho de 2022 – Beco Das Artes – Serra Negra – SP – Brasil

Exposição Asas Na Arte 2022 – Artista Henrique Vieira Filho – YouTubeAsas Na Arte – 2022 – Desfilando Com Asas – Exercício Lúdico – YouTube

Piano E Artes Plásticas

Julho de 2022 – Centro de Convenções Circuito das Águas – Serra Negra – SP – Brasil

Exposição “Piano e Artes Plasticas” – 2022 – Henrique Vieira Filho – YouTube
 Caipora – Goddess Of The Forests – Artist: Henrique Vieira Filho – YouTube

Slow Art Week Brazil 2022

Abril de 2022 – Sociedade Das Artes – Serra Negra – SP – Brasil

Slow Art 2022 – Henrique Vieira Filho – YouTubeSlow Art 2022 Ao Vivo – Henrique Vieira Filho – YouTube

Exposição “Dança Das Cores”

Novembro de 2021 – Centro de Convenções Circuito das Águas – Serra Negra – SP – Brasil

Dança Das Cores – Exposição – YouTubeExposição “Danca Das Cores” – 2021 – Ao Vivo – Henrique Vieira Filho – YouTube

Homenagem Ao Dia Da Consciência Negra – Exposição “Diversidade”

Novembro de 2021 – Mercado Cultural – Serra Negra – SP – Brasil

https://photos.app.goo.gl/6eRU3SgRsNp8Rg82AÁlbum de FotosExposição Diversidade 2021 – Artes Visuais e Capoeira – YouTube
Exposição Diversidade 2021 – Artes Visuais e Capoeira – YouTubeExposição Diversidade 2021 Arte e Capoeira em fotos – Henrique Vieira Filho – YouTube

Exposição Coletiva “Entre Molduras”

Setembro de 2021 – Mercado Cultural – Serra Negra – SP – Brasil

Exposicao Entre Molduras – Ao Vivo – Henrique Vieira Filho – YouTube
https://photos.app.goo.gl/YR6ZBt1yPtDw2AQW8Álbum de FotosExposicao “Entre Molduras” – 2021 – Artista Henrique Vieira Filho – YouTube

Re Arte – Circuito Das Águas

Novembro de 2020 – Centro de Convenções Circuito das Águas – Serra Negra – SP – Brasil

Re Arte 2020 EPTV Kayapo – YouTubeRe Arte 2020 – Circuito Das Águas – Vídeo na Íntegra – YouTube
Re Arte 2020 Abertura – Henrique Vieira Filho – YouTubeRe Arte 2020 – Coreografia – Sereias – YouTube
Projeto Re Arte 2020 – Aniversário de Serra Negra – YouTubeRe Arte 2020 – Making Of – Coreografia Yara Dancing – YouTube
https://photos.app.goo.gl/Ttabh7h9vMghftKn8Álbum de Fotos
Re Arte 2020  – Playlist – Youtubehttps://www.youtube.com/playlist?list=PLO-YC7Wk1TNS-t5_pXsj4hCSdVWfVFmBP

Exposição Diversidade – Dia Da Consciência Negra

Novembro de 2020 – Galeria Sociedade Das Artes – Serra Negra – SP – Brasil

Exposição Virtual

Dia Da Consciência Negra – Exposição em Homenagem – YouTubeAo Vivo – Dia Da Consciencia Negra – YouTube

Exposição “Janelas dos Brasil”

Julho de 2020 – Galeria Municipal Tony Vitorino – Vieira de Leiria – Portugal

Slow Art Day Brazil

Abril de 2020 – Galeria HVF Artes – Versão Virtual – São Paulo, SP, Brasil
Carl Jung’s – Active Imagination Technique

Artwork Godx Deity – Artist Henrique Vieira Filho – Making Of – YouTubeDeusa Libera – Processo Criativo – YouTube

Re Arte – Releituras Coletivas

Novembro de 2019 – Galeria Sociedade Das Artes – São Paulo – SP – Brasil

Re Arte – Releituras Coletivas – Cenas Gerais – Henrique Vieira Filho – YouTubeRe Arte – Artistas Henrique Vieira Filho e Mirella Ferraz – YouTube
Efeito Morph Modelo real Tela CATrina Henrique Vieira Filho – YouTube Re Arte – Artista Henrique Vieira Filho e Sommelier Luis Mota – YouTube
Re Arte – Artistas Henrique Vieira Filho e Melissa Zimonsky – YouTubeRe Arte em matéria da Revista da Cidade – YouTube
Re Arte – Artistas Henrique Vieira Filho e Mermages Folk Band – YouTubeRe Arte – Artistas Henrique Vieira Filho e Companhia Les Trupps Patoktak: Vikings Urbanos – YouTube
https://photos.app.goo.gl/N97f5gz7JfRSkZyB7Álbum de Fotos
Re Arte 2019 – Playlist – Youtubehttps://www.youtube.com/playlist?list=PLO-YC7Wk1TNR8_y0ExnvmaX-T_E8qsDaX

Anuário de Artes

Outubro de 2019 – Luxus Magazine – São Paulo, SP, Brasil

Anuário De Artes – Lançamento – Artista Henrique Vieira Filho – YouTube

Lateinamerikanisches – Kunstfestival / Kunst am Sonntag in Wien

Setembro / outubro  2019 – Nui Art Gallery – Viena – Áustria

Festival de Artes Latino-Americana
Arte No Domingo em Viena
Festival de Artes Latino-Americana – Arte No Domingo em Viena

Brazilian Art Exhibition – Vienna – com o Artista Henrique Vieira Filho – YouTubeTemporada em Viena – Artista: Henrique Vieira Filho

Brazil Calling

Setembro de 2019 – Nui Art Gallery (Barcelona) – Viena – Áustria

Montagem / bastidores da ???????????????????????????????????? ???????????????????????????? – Exposição “Arte em Claves de Sol”, em Viena, sob a curadoria de Angela Oliveira e Art Nui Gallery.

Arte: “Rio Wall”


Title: Mermaid Kianda Artist: Henrique Vieira Filho

Pocket Exhibition Peace Spring

Setembro de 2019 – Galeria Sociedade Das Artes – São Paulo – SP – Brasil

Title: Ostara – The Goddess of Spring – Artist: Henrique Vieira FilhoApresentando Ostara – The Goddess of Spring – YouTube

Pocket Exhibition “Folk Arts” – agosto de 2019 – Galeria Sociedade das Artes – São Paulo, SP, Brasil

Processo Criativo – “???????????????? – ???????????????????????? ???????? ???????????? ????????????????????????” – Henrique Vieira Filho – YouTube
Caipora – Goddess Of The Forests – Artist: Henrique Vieira Filho – YouTube
Tela “O Nascimento Do Saci” – Artista Henrique Vieira Filho – YouTube

Exhibition “Framing Reality”

Maio de 2019 – Saphira & Ventura Gallery – New York – USA

Exhibition Framing Reality – Artist Henrique Vieira Filho – YouTube

Slow Art Week Brazil

Abril de 2019 – Galeria HVFArtes – São Paulo, SP, Brasil

Slow Art Week Brasil – Henrique Vieira Filho – 2019 – YouTube

Circuito Europeu 2019

Março / Abril 2019 – Amsterdam, Londres, Genebra, Cascais

Pocket Exhibition “He For She Art Week Brazil”

Março de 2019 – Galeria Sociedade Das Artes – São Paulo, SP, Brasil

 “Contemporary Connections”

Janeiro a fevereiro de 2019 – Saphira & Ventura Gallery – New York – USA

Henrique Vieira Filho – Exposição em New York – Etapas Criativas da Obra: Wings Of Wishes – YouTubeExposição Nova York – Artista Henrique Vieira Filho – YouTube

9a Arte No Fórum

Espaço Cultural do Fórum OAB Jabaquara – Janeiro a Março de 2019 – São Paulo, SP, Brasil

https://photos.app.goo.gl/UXsVLG5fyEg2c4yk9Álbum de FotosTela: CATrina – Artista: Henrique Vieira Filho – YouTube

Re Arte – Releituras Coletivas 

Dezembro de 2018 – Galeria Sociedade Das Artes – São Paulo – SP – Brasil

Projeto Re Arte – Releitura Coletiva – Vernissage – 02 DEZ – YouTube【R】【E】 【A】【R】【T】Project – Fashion Editorial – Sustainable Fashion – YouTube
https://photos.app.goo.gl/mkxT6tjbcUoi3Bq78Álbum de FotosRe Arte Convite – Vernissage – 02 DEZ – YouTube
Projeto Re Arte – A Cantora Erica Pinna Interpreta Telas de Henrique Vieira Filho – YouTubeRe Arte Bastidores – Making of – breaks between attractions – Intervalos entre as atrações – YouTube
Projeto Re-Arte: Os Abstratos de Melissa Zimosky Sob A Releitura Figurativa De Henrique Vieira Filho – YouTubeProjeto Re-Arte:Releituras Coletivas – Henrique Vieira Filho e Monique Nunes – YouTube
Re Arte 2018 – Playlist – Youtubehttps://www.youtube.com/playlist?list=PLO-YC7Wk1TNSaMzu-4Y-nNncUs6-eY0DS

Exhibition “New York – Torino”

Novembro de 2018 – Museo MIIT Torino (Museo Internazionale Italia Arte) – Turim – Itália

Museu Italiano Expõe Obras do Artista Plástico Henrique Vieira Filho – YouTube

Exhibition “New York – Paris”

Outubro de 2018 – New York International Contemporary Art Society – Galerie Artitude Art Contemporain – Paris – França