Henrique Vieira Filho

Henrique Vieira Filho

Declaração de Artista

Henrique Vieira Filho – Arte E Terapia

Fabiana Vieira e Henrique Vieira Filho
Fabiana Vieira e Henrique Vieira Filho

Soldados de terracota chineses nas calçadas do Rio de Janeiro moderno… a Estátua da Liberdade como Colosso de Rhodes… uma Vênus de Boticelli afrodescendente … uma Monalisa-Catrina mexicana adornada em um calendário maia…

Minha proposta de Arte transgride e questiona a posse cultural, o tempo e fronteiras, compartilhando culturas, miscigenando tradições, etnias e gêneros.

Por meio de pinturas figurativas, surreais, anseio materializar o universo onírico, as lendas e mitologias das mais variadas origens, que tanto me fascinam, seja como Psicanalista ou Artista Plástico.

Observadas de perto, as pinceladas apresentam texturas visuais em explosões de cores vivas, abstratas, enquanto que, apreciadas à distância certa, os desenhos e cenários se desvendam em detalhes e significados.

A transgressão artística se estende aos meios, rompendo com o tradicional, sem preconceito em abraçar a revolução dos pincéis digitais, as matrizes eletrônicas em substituição às de madeira, pedra e metal, a geração de gravuras em telas de algodão (canvas), entintadas por técnicas mistas de tecnologia e intervenções manuais.

Experimentalmente, algumas de minhas telas entram no universo tridimensional, modeladas manualmente tal qual origamis, renascendo como esculturas.

Meu processo criativo envolve fotografia, cenografia, psicodramatizações, figurinos, pinturas corporais, mesclados em exercícios lúdicos, em especial, quando envolve elaboração de retratos, onde a participação direta do homenageado na experiência de Arte acrescenta valores emocionais que transcendem a apreciação técnica.


Saiba mais sobre Henrique Vieira Filho