Exposição “I Ching”

Série I Ching

Setembro de 2010, Casa Das Rosas, São Paulo, SP, Brasil

O I Ching é o livro milenar do qual deriva a tradicional sabedoria chinesa.

De origem desconhecida, escrito em código binário (a mesma linguagem dos computadores), vem sendo estudado e interpretado há milhares de anos, por inúmeros sábios orientais, desde reis lendários, até o conhecido mestre Confúcio.

Ao mesmo tempo que conta a história do mundo, desde seu surgimento, o livro apresenta 64 situações arquetípicas pelas quais todo ser humano passa em sua vida.

Cada uma destas situações é escrita na forma gráfica (traços contínuos ou interrompidos, agrupados em 6 linhas, alternado entre Yang e Yin, ou, “zero” e “um”, tal qual linguagem de computação) sobre as quais os estudiosos vêm acrescentando comentários e interpretações, ao longo dos séculos, buscando traduzir a linguagem original.

Seja como leitura, ou instrumento de meditação e até divinatório, o I Ching é livro de consulta diária de grandes nomes, inclusive, do psicanalista Carl Gustav Jung.

A Série “I Ching” traduz em imagens as situações arquetípicas de cada um de seus sessenta e quatro milenares hexagramas, implicando em uma sequência de telas colecionáveis que serão produzidos durante muitos anos a seguir.

Artista: Henrique Vieira Filho

Telas tamanho: 80×60 cm (31,5 x 23,6 pol)

Edição de oito originais de cada obra, assinados pelo Artista e Certificados com Selo Holográfico e numeração exclusiva.

Versão personalizada da Tela “Ch’ien – O Criativo” – Artista: Henrique Vieira Filho